Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Arquivo HoRa Os animais passarão por testes a campo, em sistema integrado de culturas anuais e pastagens
24/09/2018

HoRa participa de prova de Touros Jovens com 5 animais

Teste de desempenho é conduzido pela Embrapa e busca melhores animais em produtividade

A HoRa Höfig Ramos foi uma das 20 agropecuárias participantes da 21ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ), conduzida pelo Núcleo Regional da Embrapa Cerrados, em Santo Antônio de Goiás (GO). A HoRa está com cinco animais PO entre os 92 selecionados por técnicos da Embrapa ou ABCZ. Segundo o doutorando em Zootecnia Adriano Crozara, que acompanha a prova a pasto da Embrapa Cerrados, o pesquisador e doutor em Melhoramento Genético animal, Cláudio Magnabosco, foi o r técnico responsável pela escolha dos animais da HoRa.

“Na seleção, leva-se em conta a avaliação genética, a genealogia, biotipo, características de musculosidade, estrutura, racial, conformação, umbigo, sexualidade, angulação do osso sacro e a pigmentação desses animais. Só os melhores animais são selecionados”, explica Crozara. Segundo ele, na HoRa, esses animais também são candidatos a fazer parte da Genética Podium que vem sendo desenvolvida para se tornarem futuros reprodutores e capazes de gerar filhos qualificados para ganho de peso, reprodução e qualidade de carne.

Conduzido pela  Embrapa Cerrados, em conjunto com a Embrapa Arroz e Feijão, o objetivo do teste é identificar animais de elevado mérito genético e avaliar o aumento da produtividade em quilos de carne por hectare. “O TDTJ foi implementado em parceria com o programa Nelore Brasil (coordenado pela ANCP) ABCZ e AGCZ”, diz. A avaliação é feita em sistema integrado de culturas anuais e pastagens, com prova de ganho de peso anualmente.

“Quando  termina o teste, cada animal tem registrado o ganho médio diário e peso calculado pela idade padrão da prova, 550 dias”, explica. A partir daí, os animais serão classificados de acordo com índices que têm variações específicas como ganho médio diário (25%), peso corporal (25%), avaliação visual (20%), perímetro escrotal (10%), área de olho de lombo (10%) e espessura subcutânea (10%). “Isso vai  gerar um índice que vai me indicar animais classificados em elite, superior, regular e inferior. Os animais elite e superior são os que se destacaram dentro dos 92 participantes da prova”, aponta.

Todos esses testes ajudam na informação do Mérito Genético Total Econômico (MGTe), da ANCP, que engloba características de produção de valores econômicos. “Com informações oriundas dos TDTJ e eficiência alimentar, aumento a acurácia  das DEPs de ganho de peso, de peso aos 365, aos 450, DEPs de perímetro escrotal, entre outras, que podem orientar na escolha dos melhores reprodutores”, explica.

A Genética Podium é um programa idealizado pela HoRa, lançado recentemente e coordenado por Magnabosco, para produzir animais de alto desempenho comprovado, que tenham as principais características econômicas e possam transmitir isso ao rebanho. O Genética Podium introduz a genética de precisão no rebanho cara-limpa para produção de matrizes e reprodutores melhoradores.