Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Equipe HoRa
12/07/2019

HoRa Höfig Ramos estará na ExpoGenética com mostra de animais e leilão presencial

Pavilhão 10 será a sede da agropecuária no evento, onde produtores poderão conhecer o trabalho desenvolvido na HoRa

A Expogenética, que acontece 17 a 25 de agosto em Uberaba (MG), é uma grande vitrine da pecuária nacional. Nela, estarão os melhores zebuínos da atualidade e os principais produtores nacionais mostrando os resultados dos trabalhos de seleção genética que desenvolvem dentro das propriedades rurais.  A HoRa Höfig Ramos é uma das agropecuárias brasileiras que participam do evento e que tem desenvolvido trabalho de ponta para contribuir com o Nelore no país. Este ano, a HoRa estará na Expogenética com uma mostra de animais e um leilão presencial, o 6º. Leilão Genética Provada HoRa, no dia 20.

A mostra reunirá, no Pavilhão 10, exemplares de touros Nelore PO da safra 2017, onde produtores poderão conhecer o trabalho de selecionamento genético da HoRa e conversar com especialistas e parceiros responsáveis por esse desenvolvimento. A ideia é mostrar aos produtores o que a HoRa faz, como faz e, principalmente, porque faz tanto investimento em inovação no selecionamento genético do Nelore.

“Somos uma das agropecuárias interessadas em ajudar o produtor a ter mais eficiência com seu rebanho. Hoje, não é mais possível manter animais improdutivos, que não trazem bons resultados. Nosso negócio é produzir animais de alta genética, com tecnologia de ponta, porém rústicos e que trabalhem a campo, sob quaisquer condições.  Para que o produtor de carne tenha os resultados comerciais garantidos”, explica José Roberto Höfig Ramos, diretor-executivo da HoRa. 

O 6º. Leilão Genética Provada HoRa, que acontecerá no dia 20, ofertará machos PO Nelore da HoRa selecionados a dedo para atender os mais diferentes tipos de ciclo produtivo. Do total de animais leiloados, 76% serão superprecoces (26%) e precoces (50%). Dentre esses, estarão animais classificados como elite e superiores nas características de Eficiência Alimentar e Ganho de Peso, em testes realizados com o sistema Intergado, instalado na Fazendo Nossa Senhora de Fátima, de propriedade da HoRa, em Brasilândia (MS).

A vantagem de ter touros classificados como elite ou superior para essas características é que eles consomem menos alimentos e ganham mais peso, o que significa que são animais mais eficientes e produtivos dentro do rebanho, com melhor conversão alimentar. Aliadas à precocidade, essas características tornam o touro um animal de ótimo rendimento comercial.

 

A importância da precocidade

A avaliação de precocidade é uma ferramenta de identificação de animais sexualmente precoces, com a qual são identificados quais tourinhos já produzem sêmen e com qual idade entraram na puberdade. Após as avaliações, os tourinhos são classificados de acordo com a idade à puberdade em: superprecoces (púberes até 14 meses) e precoces (púberes entre 14 e 17 meses)

Na HoRa, a avaliação precocidade é feita pela Procriar, empresa de assistência veterinária e zootécnica, em parceria com o Grupo de Pesquisa de Reprodução Animal de Mato Grosso do Sul (GERA-MS/UFMS), que realiza pesquisas na área de precocidade de machos zebuínos há mais de 12 anos.

Segundo a veterinária Fernanda Battistotti Barbosa, da Procriar, a esse é o único método capaz de identificar a puberdade em machos bovinos. “Saber se um animal é superprecoce ou precoce  têm impacto diretamente no progresso genético, pois  é uma característica herdável e, por isso, filhos(as) e netos(as) desses animais, também serão mais precoces”, explica.

Além disso, segundo ela, a identificação desses animais possibilita redução do ciclo produtivo, o que gera economia na produção de touros Nelore. Um touro que entra em puberdade precocemente, tem plena capacidade de  alcançar sua maturidade sexual em tempo de ser utilizado para reprodução ainda na segunda estação de monta da sua vida (sêmen à fresco, criopreservado ou monta controlada). “É possível que, aos 24 meses, este animal já tenha filhos nascidos. Logo, a identificação de animais sexualmente precoces, além de acelerar o progresso genético, também diminui o intervalo entre gerações”, diz.

 

“Tratando-se de precocidade sexual, o Nelore HoRa se destaca com excelentes índices, demonstrando consistência e seriedade no trabalho de melhoramento genético desenvolvido”, afirma a especialista.

 

SERVIÇO:

6.LEILÃO GENÉTICA PROVADA HORA – Dia 20, às 20h30, no Tatersal Rubico de Carvalho, no Parque Fernando Costa. As leiloeiras são a Programa Leilões e Central Leilões e terá transmissão do Canal do Boi.