Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Equipe HoRa Os animais foram avaliados para integrarem pesquisa de seleção genética sobre eficiência alimentar
29/03/2019

Magnabosco avalia rebanho Genética Podium HoRa

Pesquisador identificou animais promissores para integrar pesquisa de seleção genética

O doutor em Melhoramento Genético e pesquisador da Embrapa Cerrados, Cláudio Magnabosco, esteve na HoRa Höfig Ramos, em Brasilândia (MS), esta semana, avaliando o rebanho Nelore Genética Podium HoRa.  O objetivo foi de identificar os animais promissores para integrarem o projeto de pesquisa de seleção genética sobre eficiência alimentar que vem sendo conduzido em cooperação com a Embrapa Cerrados, há 18 meses.

O Programa Genética Podium contempla as mais modernas biotécnicas de genética e reprodutivas na busca de um Nelore diferenciado, eficiente e de baixo custo de produção, contemplando, inclusive, a característica que mais “dói” no bolso do produtor: os custos de alimentação.  “A eficiência alimentar na HoRa é condição primordial de lucratividade da atividade pecuária para o criador que utiliza da Genética Podium”, diz José Roberto Höfig Ramos, diretor da HoRa, que acompanhou de perto do projeto, juntamente com o professor emérito da Universidade da Califórnia, dr. Roberto Sainz, para planejamento de ações estratégicas que compõem o trabalho de Genética Nelore que vem sendo desenvolvido na HoRa.

Na Fazenda Araçatuba, Magnabosco avaliou as novilhas Podium (Safra 2017/2018) quanto ao seu desempenho genético para as características de interesse econômico, como reprodução, crescimento e tipo funcional. O pesquisador também visitou a Fazenda Nossa Senhora de Fátima, onde foram avaliados os touros jovens da safra 2017, candidatos à avaliação da eficiência alimentar a ser iniciada em maio de 2019. Esse projeto faz parte da pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo doutorando da Universidade Federal de Goiás, Adriano Crozara. Sob a co-orientação dos pesquisadores Magnabosco e Sainz, Crozara coleta e analisa dados que serão divulgados em publicações científicas e meios de comunicação. Os resultados desse projeto irão contribuir para a sustentabilidade econômica e ambiental da raça Nelore na pecuária brasileira.

 


Cláudio Magnabosco, José Roberto Höfig Ramos e Roberto Sainz

 

Cláudio Magnabosco na avaliação dos animais para projeto de pesquisa

Equipe HoRa: o administrador José Carlos de Oliveira Mendes, Cláudio Magnabosco, Luizinho

Tavares e José Roberto Höfig Ramos