Visite o Portal Futuro HoRa
logo

« voltar para notícias

Arquivos das Centrais Os reprodutores estão nas centrais CRV Lagoa e Alta Genetics
29/10/2018

Reprodutores da HoRa tem alta recompra de sêmen

Modernos ou tradicionais, os quatro animais da HoRa em centrais são procurados por quem quer resultados

A genética HoRa Höfig Ramos é, hoje, reconhecida por seu alto valor agregado tanto no rebanho PO quanto no gado comercial. A maioria dos criadores que adquirem produtos HoRa retornam para novas aquisições e saem plenamente satisfeitos com os resultados. Tudo isso é consequência de um trabalho de mais de 60 anos de selecionamento genético. E alguns dos animais que contribuíram para esse trabalho estão hoje em centrais de coleta de sêmen.

Atualmente, a HoRa está apenas com quatro animais em centrais. REM Armador – em parceria com Fabiano Araújo e Genética Aditiva -; e Berloque da Bonsucesso – em parceria com a Fazenda Bonsucesso - , na Alta Genetics; e Avatar – em parceria com Tangará Pecuária e Adelosmar Antônio Ório  - e Raio JHR, na CRV Lagoa.  Todos com seu público cativo.

REM Armador e Avatar são dois reprodutores da nova geração, com avaliação genômica e integrantes de sumários dos principais programas de selecionamento genético do Brasil. Armador, com sete anos, tem índice MGTe 23,39 Top O,1% e Avatar,  com 36 meses, MGTe 22,04 Top 0,1%. Berloque e Raio são mais velhos, de uma geração de reprodutores onde índices do tipo ainda estavam começando a ser usados. Berloque, com 15 anos,  tem Top 4,0% de MGTe e Raio, com 7 anos,  Top 7% de MGTe.  Todos, porém, têm o sêmen muito procurado, mesmo os mais velhos.

  “A procura tanto pelo Armador quanto pelo Berloque continua boa mas são dois públicos diferentes”, explica Rafael  Oliveira, gerente de Corte Zebu da Alta Genetics. Segundo ele, quem procura o sêmen do Armador busca fazer selecionamento genético em gado PO. “Ele tem uma avaliação genética muito forte, bem equilibrada. Ele é um touro que, no ano passado, colocou muitos filhos em central. É touro para fazer touro  e fêmeas de valor agregado alto. É um sêmen mais caro utilizado hoje mais em FIV (fertilização in vitro) mas de alta procura principalmente pelos produtores melhoristas”, diz.

O sêmen  Avatar também é procurado por quem procura líderes de sumários para fazer selecionamento genético em seu rebanho PO, embora ele seja um touro jovem. “A expectativa é que vendamos cerca de 20 mil doses nessa estação de monta 2018/2019”, diz Ricardo Abreu, gerente de Contas Corte da CRV Lagoa. No ano passado, só ele vendeu 16 mil doses, embora ainda não tivesse a comprovação dos filhos. “Eles estão agora sendo desmamados. Portanto, só vamos ter a avaliação completa dele em 2020”, diz. Com uma avaliação genética excelente, Avatar é um touro procurado por sua carcaça moderna, excepcional padrão racial, peso, boa caracterização e, “excelente nas avaliações de progênie genômicas, o que aumenta a confiabilidade”, diz Abreu.

Já Raio e Berloque, embora mais velhos, são muito procurados pelos produtores de gado comercial. Raio, o mais velho, destaca-se para Stay (permanência em rebanho), peso ao sobreano e perímetro escrotal. “Ele também tem DEPs de crescimento e ganho de peso excelente, o que gera ainda muita procura”, explica Abreu. Berloque já foi um dos líderes de vendas da Alta Genetics. “É um touro que já vendeu muito sêmen na história dele. Hoje, caiu um pouquinho, mas continua com uma procura boa, principalmente para rebanho comercial, para fazer touros comerciais e fêmeas boas”, afirma Oliveira.

Segundo os dois gerentes, o índice de recompra de sêmen desses quatro animais é bem alto. “A procura depende dos objetivos de cada criador. Mas, seja para gado comercial, seja para PO, quem adquire uma vez, geralmente volta para comprar mais”, explica Oliveira.